IMPERMEABILIZAÇÕES
Tem manchas nas paredes ?
Nos rodapés, tem manchas ?
Existem bolhas na pintura ?
Se respondeu sim a uma destas questões, poderá estar com uma infiltração e nesses casos uma pintura só vai disfarçar provisoriamente a humidade.
As humidades podem ser altamente prejudiciais para a saúde agravando problemas respiratórios e alergias.
Atenção - Por vezes podem aparecer manchas nas paredes e nos tectos, especialmente nos quartos de banho, que não são mais do que condensações e isso resolve-se com o arejamento dos locais.
As paredes estão sujeitas a infiltração da água da chuva e da humidade do solo, daí a importância das pinturas serem feitas por profissionais, pois além de escolherem boas tintas também preparam a parede com um bom primário, desta forma temos um sistema que funciona como um impermeabilizante. Para prevenir este tipo de situações devemos impermeabilizar as superfícies durante o processo de construção, mas quando isso falha temos de resolver a situação aplicando um impermeabilizante. Um impermeabilizante funciona como uma barreira que contém a àgua infiltrada.
As principais causas de humidade são as seguintes:
Chuva - A infiltração das águas da chuva penetram as fachadas com fissuras grandes não tratadas.
Capilaridade - Os rodapés e paredes que estão em contacto directo com o solo absorvem a água que se infiltra em juntas de dilatação mal tratadas ou em canos com roturas.
Paredes das encostas - A água proveniente das terras encostadas em paredes não tratadas penetra no interior dos edifícios.
As infiltrações são das situações mais complexas de diagnosticar pois requerem conhecimentos técnicos muito específicos. É fundamental que em caso de suspeita nos peças um orçamento, para que estas situações sejam avaliadas e tratadas o quanto antes.